Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lição: Os dias de estresse de Ester

A Cpb ainda não disponibilizou no site a lição da Escola Sabatina dos adultos e jovens desta semana, por causa disto nós estamos postando apenas os comentários.

(Et 2:6-7,10,21-22; 4:4-17; 7:3-4; 8:3)

            Há uma frase muita profunda que diz: “Se soubéssemos o futuro como Deus sabe, tomaríamos as mesmas decisões que Ele toma por nós”. A narrativa de Ester mostra como Deus trabalhou no decorrer da história para dar livramento ao Seu povo no futuro. O problema surgiu, as ameaças de destruição aos Judeus existiram, no entanto, Deus já estava trabalhando há tempo para dar escape a eles.
            Durante todo este episódio, Ester, provavelmente deve ter se estressado além da medida. Sua vida foi pautada por grande tribulação, especialmente após sua ascensão como rainha. Sua vida passada, presente e futura foi carregadíssima de grandes desafios ao ponto de algumas vezes arriscar sua própria vida.
            É impossível não passar por grande prova psicológica em situações tão probantes assim. Muitos, em pleno século XXI, passam por tribulações semelhantes, pois as dificuldades e obstáculos para a manutenção da vida é grande e a luta pela sobrevivência é árdua. Não estou me referindo àqueles que têm um emprego seguro, salário fixo todo mês, uma casa para morar e um bom carro na garagem. A minha observação alcança os que não possuem absolutamente nada do que é necessário para a sobrevivência. Existem muitas pessoas pelo mundo, inclusive adventistas, que não possuem uma casa para morar, seu emprego é inseguro, seu salário é baixo e conseqüentemente, as exigências em ter que viver pela fé é maior. Suas tribulações psicológicas também são bem maiores. Como seria bom que os ricos e de classe média olhassem com mais ternura para os menos favorecidos; como seria bom se aqueles que possuem duas casas pudessem dar uma para quem não têm; como seria ótimo se os que ganham excelentes salários pudessem dividir um pouco com os que possuem tão pouco salário. Se isto ocorresse, com certeza haveria um grande reavivamento em nosso meio e Jesus voltaria rapidamente. Embora esta ilustração não reflita na íntegra o que Ester passou em seu tempo, elas podem nos fazer refletir na necessidade de confiar mais em Deus tanto no sentido de sobrevivência em meio ao nada, quanto no sentido de interceder pelos menos favorecidos quando temos muito.

Leitura Adicional

                        “A trama do inimigo foi derrotada por um Poder que reina entre os filhos dos homens. Na providência de Deus, Ester, judia que temia ao Altíssimo, tinha sido escolhida como rainha do reino da Medo-Pérsia. Mardoqueu era um seu parente chegado. Na sua situação extrema, eles decidiram apelar a Xerxes em favor do seu povo. Ester devia aventurar-se a ir a sua presença como intercessora. "Quem sabe", dizia Mardoqueu, "se para tal tempo como este chegaste a este reino?" Est. 4:14.
A crise que Ester enfrentava demandava ação fervorosa e imediata; mas tanto ela como Mardoqueu sentiam que a menos que Deus operasse poderosamente em seu favor, seus próprios esforços seriam vãos. Assim Ester tomou tempo para comunhão com Deus, a fonte de sua força. "Vai", mandou ela dizer a Mardoqueu, "ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço." (Est. 4:16. Profetas e Reis, págs. 600 e 601).

            “Nos antigos tempos, o Senhor operou de maneira maravilhosa através de mulheres consagradas que se uniram em Sua obra com homens que Ele escolhera para serem Seus representantes. Ele usou mulheres para alcançar grandes e decisivas vitórias. Mais de uma vez, em ocasiões de emergência, Ele as conduziu à vanguarda e operou por meio delas para a salvação de muitas vidas. Por intermédio da rainha Ester, o Senhor efetuou um poderoso livramento a favor de Seu povo. Numa ocasião em que parecia que nenhum poder poderia salvá-los, Ester e as mulheres associadas a ela, por meio de jejum, oração e ação imediata, enfrentaram a questão, trazendo salvação a seu povo” (E Recebereis Poder [MM 1999], p. 270).

            “Estabeleça a juventude balizas bem definidas, pelas quais possa ser guiada em emergências. Quando sobrevém uma crise que requeira faculdades físicas ativas e bem desenvolvidas, e uma mente clara, forte, de atuação prática; quando há por fazer obra difícil, onde cada golpe tem de valer, e as perplexidades só podem ser vencidas mediante buscar sabedoria de
Pág. 366
Deus, então a juventude que aprendeu a vencer dificuldades mediante fervoroso trabalho, estará em condições de responder ao chamado por obreiros: "Eis-me aqui, envia-me a mim." Isa. 6:8. Seja o coração dos rapazes e das moças claro como cristal. Não sejam triviais os seus pensamentos, mas consagrados pela virtude e santidade. Não há necessidade de serem diferentes. Com pureza de pensamento mediante a santificação do Espírito, sua vida pode ser distinta, elevada, enobrecida” (Special Testimonies, Série B, nº 1, págs. 31 e 32, julho de 1900).

Nenhum comentário:

Postar um comentário