Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

Lição 01 - O Teste da Confiança

3 º Trimestre de 2011 - Hora de Escolher 


Verso para memorizar: Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes quarenta anos o Senhor, o seu Deus, tem estado com vocês, e não lhes tem faltado coisa alguma.  Deuteronômio 2:7

Textos para a semana: Bíblia: Deuteronômio 2; 3:1-11







Olá! Bem-vindos ao 3º trimestre de 2011! O tempo está passando rápido não é? Espero que as lições aprendidas durante este novo período fiquem bem guardadas em seu coração e possam ajudá-los a tomar boas decisões durante sua vida.

Já observou o que acontece quando se pica tomate e se coloca sal por cima? Já percebeu que um tempo depois tem um monte de “água” no prato? Bem, isso não foi alguém tentando sabotar sua salada de tomate, mas um processo físico-químico chamado osmose.

Nesse processo a água se movimenta de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto) até que os dois meios fiquem com a mesma concentração de soluto (isotônico). Como não ocorre gasto de energia durante o processo a osmose é considerada um tipo de transporte passivo. Vale lembrar que a osmose é vital para a sobrevivência das células e, consequentemente, para a nossa sobrevivência (portanto, agradeça a Deus pelo fato da osmose existir!).

Agora imagine algumas rodelas da sua salada de tomate (daqueles bem vermelhinhos!) no meio de um prato branco e junto a elas uma bola de sorvete de pistache. O que lhe vem à mente ao imaginar isso (além, é claro, de ser um prato muito esquisito!)?

Bem, isso é um exemplo do que seria contraste – entre cores, branco, vermelho e verde; entre sabores, salgado e doce; entre temperaturas, quente e frio; entre texturas, mais sólida, mais espumosa; entre calorias, pouco calórica e muito calórica; e por aí vai... O contraste aumenta quanto maior for o grau de diferença e maior for o grau de contato entre os elementos e, por isso, ele intensifica as diferenças entre o que está sendo comparado.

Passando para o campo das relações humanas podemos ver que tanto a osmose quanto o contraste podem ser utilizados para nosso crescimento pessoal. Quando estamos perto de pessoas que tem características positivas que desejamos possuir devemos “absorver” esses traços positivos. Mas quando perto de pessoas que nos tratam mal, que nos ofendem, que têm vícios, devemos aprender por contraste, isto é, absorver o oposto do que ela está mostrando. Pode parecer fácil, mas nossa tendência é sempre absorver tudo do jeito que nos é apresentado (é por isso que existe a publicidade e ela é uma ferramenta de manipulação tão eficaz!).

O mesmo deve ser feito ao se estudar a Bíblia. Ao ler sobre a vida dos heróis da fé, devemos nos inspirar em suas boas qualidades e absorvê-las, lembrando que nem todas as suas ações devem ser imitadas. Isso parece óbvio, mas já vi gente se desculpar de algum pecado dizendo que até na Bíblia as pessoas faziam isso, então qual o problema?

Mas, se você quer um modelo perfeito para ser totalmente absorvido, procure o maior Herói da história, Jesus. Mais do que tudo, devemos meditar em sua vida, suas ações, seus ensinos e colocar em prática durante toda a vida. “Quanto mais estudarmos o caráter divino à luz que vem da cruz, tanto mais veremos a misericórdia, a ternura e o perdão aliados à equidade e à justiça, e tanto mais claro discerniremos as inumeráveis provas de um amor que é infinito, e de uma terna compaixão que sobrepuja o amor anelante de uma mãe para com o filho extraviado” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 15).

Pense: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mateus 11:29).
Desafio: Permanecer conectado a Jesus e aprender dEle a como ser um futuro cidadão da Nova Terra. No dia a dia, ser seletivo no que aprendemos de quem nos rodeia para não se deixar influenciar por coisas negativas e inúteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário