Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tão perto, tão longe

3 º Trimestre de 2011 - Hora de Escolher 

Lição 01 - O Teste da Confiança
Verso para memorizar: Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes quarenta anos o Senhor, o seu Deus, tem estado com vocês, e não lhes tem faltado coisa alguma.  Deuteronômio 2:7

Textos para a semana: Bíblia: Deuteronômio 2; 3:1-11



Tiago estava voltando de uma longa viagem com sua família. Faltava pouco para chegar quando um grave acidente ocorreu e sua esposa veio a falecer. Como algo tão terrível aconteceu faltando tão pouco para a viagem terminar?

As estatísticas mostram que grande parte dos acidentes ocorre nos quilômetros finais da viagem. As possíveis causas são o cansaço, a vontade de chegar logo somado à impaciência, a sensação de relaxamento por estar perto de casa e a resultante desatenção ao volante, dentre outras razões.

Agora pense no povo de Israel entrando finalmente nas terras que há tanto tempo haviam sido prometidas ao patriarca Abraão e a sua descendência. Apesar de estarem a poucos quilômetros do lar, havia muitos perigos pela frente e um passo em falso, uma desatenção qualquer poderia levar a um grave acidente e a consequente perda do lar. Para evitar tal situação era necessário manter o foco nas ordens divinas dadas por intermédio de seu líder, Moisés.

Sim, Moisés foi um grande líder! Imagine como deve ter sido difícil aguentar as constantes rebeliões, murmurações e rebeldias. Moisés é descrito na Bíblia como o homem mais manso da terra, não porque ele era “bonzinho” e não tinha firmeza no que fazia, mas porque sabia que não tinha condições de executar a tarefa que lhe foi confiada a não ser que o próprio Deus lhe desse sabedoria e força. De nada valeria o esforço pessoal de Moisés se ele não estivesse “ligado” à Fonte divina!

A mesma situação se passa conosco, pois falta pouco para entrarmos na Nova Terra! As lutas que temos enfrentado podem estar nos enfraquecendo, tirando a nossa atenção e até mesmo nos desanimando. Mas temos que continuar firmes acreditando nas promessas de Deus, pedindo forças para prosseguir e também nos esforçando para fazer o que nos foi confiado. Essa é a nossa parte! Deus não fará por nós o que é de nossa responsabilidade. Tampouco nos deixará sozinhos enfrentando algo maior do que nossas forças!

Pense: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças aos que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:29-31).
Desafio: O que adianta “nadar, nadar e morrer na praia”? Depois de tanto esforço feito até aqui, não somente por nós, mas também por tantas pessoas que têm nos ajudado ao longo de nossa vida, é uma grande perda não poder receber a recompensa final de viver eternamente em um mundo livre do mal. Sem falar na perda que Deus terá por não poder nos receber quando Ele retornar! Permaneça firme pelo que é correto, mantenha o rumo em direção à Nova Terra! Deus completará o que lhe falta, e lhe dará forças para cruzar a linha de chegada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário