Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Inveja

Sonda-me ó Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece todos os meus pensamentos e vê se há em mim algum caminho mal. E guia-me pelo caminho eterno. Senhor tu me sondas e me conheces, sabes quando assento e me levanto. Esquadrinhas meu andar e o meu deitar, conheces todos os meus caminhos. Sal. 139
Por que Deus chamou Moisés, Arão e Miriã para conversar? Antes, precisamos entender o que estava se passando naquele momento entre Moisés e seus irmãos? Sabemos que Arão e Miriã eram os seus irmãos mais velhos. Eles tinham o dever e privilégio de ajudar Moisés na liderança do povo. No entanto, Moisés era o principal responsável pela liderança do povo. Ele recebeu diretamente de Deus o chamado e a responsabilidade de governar o povo somente sob a autoridade divina.

Era, portanto, de se esperar que todos os israelitas reconhecessem a Moisés como aquele que os liderava em nome e debaixo da autoridade de Deus e assim aceitassem o seu governo sobre eles, o qual fora estabelecido por Deus para o próprio bem do povo. Infelizmente, o nosso texto mostra que uma coisa muito triste e lamentável aconteceu no relacionamento entre Moisés e seus irmãos. “Miriã e Arão, porém, cegos pela inveja e ambição, perderam o propósito de Deus de vista. O Senhor declarara que Moisés era maior do que profeta. "Boca a boca falo com ele."PP, p. 383 e 396 "Por que, pois", acrescentou Ele, "não tivestes temor de falar contra o Meu servo, contra Moisés?" Núm. 12:8

Sabem, esse acontecimento bíblico nos ensina uma grande lição sobre a inveja e o ciúmes, que esses sentimentos maus, só nos trazem tristezas e infelicidades. Hoje, muito se comenta que se canalizarmos a inveja ela se torna uma motivação para alcançarmos grandes coisas em nossas vidas, ou muitas vezes sentimos inveja da beleza de um amigo, da casa que ele possui, do carro, dos objetos ou mesmo da inteligência e achamos normal. Não caiam nessa, vejam o que diz no livro Testemunhos Seletos vol. 2 pág.19: “A inveja não é meramente uma perversidade do gênio, mas uma indisposição que perturba todas as faculdades. Começou com Satanás. Os sentimentos de amargura, inveja, desconfiança e ódio, que têm raízes no coração de muitos membros da igreja, são a obra de Satanás”. Quando por algum motivo esse sentimento bater à porta de seu coração, tranque-a com todas as suas forças e diga que ali só há lugar para JESUS.

Pense: Querido adolescente, “... se abrires teu coração à inveja e a vis suspeitas, o Espírito Santo não poderá habitar contigo. Busca a plenitude(felicidade completa) que há em Cristo”.
Desafio: Peça a Deus para “escanear” o seu coração e tirar dele qualquer sentimento ainda que pequenino de inveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário