Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

“O Santuário e o Plano da Redenção”

Verso para memorizar: "E farão um santuário para mim , e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio." Êxodo 25:8 e 9.

Texto para a semana: História Biblica: Êxodo 29: 1-9. 31: 1-11, 40:33-38.. Comentário: Patriarcas e Profetas, capitulo 30.


A seqüência dos objetos dentro do Tabernáculo, e a própria disposição de todo o Santuário, representam os passos dado por Jesus desde a cruz até o final do Juízo no seu, para se cumprir o plano da salvação em nosso favor. Vamos analisar cada um agora e ver a escola profética que era o Santuário para os israelitas:

1- Tabernáculo: Plano da Redenção (Cruz até final do Juízo Investigativo)

2- Pátio: Ministério terreno de Jesus

3- Santuário: Ministério Celestial de Jesus

a) Lugar Santo: Desde a sua ascensão até 1844

b) Lugar Santíssimo: Desde 22/10/1844 até o término do Juízo e a 2ª Vinda de Cristo

4- Altar de Sacrifício: Simboliza a morte de Cristo na Cruz, pois de acordo com a Bíblia ele é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”João 1:29, e “e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” Hebreus 9:22.

5- Bacia de Bronze: Ressurreição de Cristo, pois ela servia para limpar as sujeiras antes de entrar no santuário, assim a ressurreição de Jesus, simboliza a ressurreição de todos que morreram um dia, mas agora perfeitos, sem pecado.

6- Mesa dos Pães: Dependência diária que temos de Deus, Jesus como sendo o “Pão da Vida”.

7- Candelabro: Ministério do Espírito Santo na terra, iluminando nossos passos e nos conduzindo a toda a verdade.

8- Altar de Incenso: representa as orações de todos os homens que chega até o trono de Deus como perfume suave e agradável, sob a intercessão e ministração de Jesus, até o dia que Ele voltar.

9- Arca da Aliança: Trono de Deus, tendo como base a Sua Lei, cercado pelos anjos no Céu, e desde 1844 com a presença de Jesus perante Ele, como nosso Sumo-Sacerdote, nos representando como nosso advogado, intercedendo por nós no juízo investigativo, assim como o sumo sacerdote fazia uma vez ao ano, no dia da expiação, que era o dia do “Juízo deles”, e que agora acontece de fato lá no céu, o qual definirá a salvação dos que aceitaram a Cristo e perdição dos que o rejeitaram.

Pense: Hoje está acontecendo o juízo investigativo lá no céu. Como será quando seu nome for passado lá? Você já aceitou a Jesus como seu Salvador, e tem vivido em conformidade com a Sua Palavra?
Desafio: Entregue sua vida a Cristo, renuncie o mundo, e aceite fazer a vontade dEle, para que no dia que seu nome passar no juízo divino, você possa ser aprovado, e receber a salvação no dia em que Cristo voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário