Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

“Significado Santuário – Parte 1”

Verso para memorizar: "E farão um santuário para mim , e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio." Êxodo 25:8 e 9.

Texto para a semana: História Biblica: Êxodo 29: 1-9. 31: 1-11, 40:33-38.. Comentário: Patriarcas e Profetas, capitulo 30.




O Santuário, além de ter o objetivo de ser a morada de Deus com o povo, tinha outro objetivo muito especial, o de ser uma “Escola Espiritual” para o povo. Ali, através das varias atividades e funções que compunha o Serviço do Santuário, o povo tinha o privilégio e a oportunidade de obter o perdão de seus pecados, e aprender sobre o Plano da redenção e o que Jesus faria no futuro para salvar o seu povo. Portanto Hoje e amanhã, iremos aprender o significado das coisas que compunham o santuário. E na Quarta-Feira, iremos entender como isso se aplica ao plano da redenção.

O Santuário era composto de 3 partes fundamentais: O pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Estas três partes juntas eram chamadas de “Tabernáculo”, e o lugar Santo e o Santíssimo ficavam dentro de um mesmo local chamado de “Santuário”ou “Tenda da consagração”. Hoje vamos aprender sobre as partes que compunham o Pátio e seus significados.

Muito bem, dentro do Tabernáculo havia 2 partes, como já dissemos, o Pátio e o Santuário. Todas as pessoas do povo tinham acesso apenas a entrada do Tabernáculo, elas não podiam circular por todo o pátio e nem entrar no santuário. Este Tabernáculo era fechado por uma cerca feita de peles de vários animais e tecidos também. Os responsáveis por montar e desmontar todas as partes do Tabernáculo era os israelitas da Tribo de Levi, das famílias do Coatitas, Meraritas e Gersonitas. Dentro da tribo dos levitas, existia também a família de Moisés e Arão, sobre esses foi dada a responsabilidades de serem os sacerdotes que oficiavam no Santuário. Somente eles circulavam pelo Pátio e entravam no Santuário, como veremos amanhã. Os outros levitas, não podiam fazer isso, a não ser no momento em que o Tabernáculo tivesse que ser desmontado para eles partirem para outro lugar.

Dentro do Pátio, haviam dois utensílios, além do santuário que eram o “Altar de Sacrifícios” e a “Bacia de Bronze”. O Altar ficava bem na entrada do Tabernáculo, e lá era o local aonde o povo trazia suas ofertas para serem sacrificadas e queimadas pelos sacerdotes, que depois levava parte do sangue para dentro do santuário. Todos os dias os sacerdotes ofereciam, alem dos sacrifícios trazidos pelo povo, dois sacrifícios, um de manha e outro à tarde, como oferta de expiação por todo o povo. A bacia de Bronze era o local aonde os sacerdotes se limpavam após terem realizado o sacrifício, para poder entrar então no lugar Santo. A Bacia ficava bem na entrada do Santuário.

Pense: Tenho diariamente trazido a Deus meu “sacrifício” para perdão dos meus pecados?
Desafio: Ore a Deus hoje, e através dos méritos do sacrifício de Cristo, peça perdão pelos seus pecados, a assuma o compromisso de ser uma pessoa diferente e não mais viver na prática dos seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário