Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Humildade acima de tudo

Verso para memorizar: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? "   Números 12:6-8

Textos para a semana: Historia Biblica: Números 11 e 12 e Levítico 10:1-11. Comentario: Patriarcas e Profetas, capitulo 31 e 33.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (II Cr. 7:14).
Miriã e Arão se revoltaram contra Moisés. Lemos que eles criticaram Moisés porque este tomara uma mulher estrangeira para ser sua esposa. Eles ofenderam Moisés por causa deste problema particular. Porém não era este o problema principal que os levou à revolta contra Moisés. A mulher estrangeira (cuxita) foi apenas um pretexto, uma brecha que eles acharam para revelar o motivo principal de sua grande revolta contra Moisés. Que motivo era este? Qual era o problema principal de Arão e Miriã com relação a Moisés? Eles não estavam contentes com o segundo lugar que Deus lhes havia designado, mas pretendiam alcançar uma posição superior. Mesmo tendo uma posição de liderança, Arão e Miriã estavam insatisfeitos e cheios de inveja quanto à posição que Deus deu a Moisés na liderança do povo. Isso se torna evidente nas palavras deles: “Tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós?” Em outras palavras, eles estavam dizendo: “Quem Moisés pensa que é? Ele acha que vai governar sozinho? Nós também não somos líderes à altura dele?”

Podemos aprender algo muito importante. Cada um de nós deve reconhecer qual é a nossa posição na vida e no trabalho para Deus e contentar-se com ela. Devemos ser humildes e fiéis na posição que Deus nos colocou. Devemos esperar no Senhor que chama as pessoas certas na hora certa para desempenharem a tarefa que ele tem designado para cada um. Observe ainda um outro detalhe do nosso texto. Vemos que Moisés foi vítima das críticas e acusações do seu irmão. Mas como ele reagiu? Será que ele discutiu de imediato? Talvez dizendo: “Procurem o lugar de vocês! Eu sou maior que vocês! Obedeçam-me e parem de me criticar!” Não. Moisés não falou assim.

Diante das críticas de seus próprios irmãos, ele agiu com mansidão e humildade pois “era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. Moisés suportou com paciência as ofensas que lhe foram dirigidas por Arão e Miriã. Aqui nesta situação, Moisés nos dá uma grande lição de humildade. Como nós agimos diante das críticas e acusações que recebemos? Precisamos ser mansos. A mansidão é um aspecto do fruto do Espírito Santo e, portanto, deve caracterizar a vida dos filhos de Deus que são guiados pelo Espírito de Deus. Os mansos esperam em Deus e sabem que Deus está atento às suas aflições. Ao agir com mansidão, Moisés entregou aquele problema com seus irmãos nas mãos do Senhor para que ele resolvesse, pois Deus, que é onisciente e onipresente, está observando dos céus o proceder de todos os homens e retribuirá a cada um segundo as suas ações.
Pense: “Nenhuma lágrima é vertida sem que Deus a note. Não há sorriso que Ele não perceba”. MCP, 12
Desafio: Deixe Deus resolver seus problemas por maiores que forem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário