Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vestes como símbolo de pecado e justiça

Em Êxodo 3:5, Deus deseja Se encontrar com Moisés para lhe dar instruções a respeito da libertação dos israelitas da servidão egípcia. Mas, antes que Moisés pudesse se aproximar de Deus, Ele o instruiu a tirar suas sandálias. “A mente reverente oriental considerava um sacrilégio entrar num... lugar santo calçando sapatos” (The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 510). Portanto, essa ordem informou a Moisés que era Deus quem falava. A instrução de Deus “estava em conformidade com o costume já bem conhecido por Moisés, pois os sacerdotes egípcios o observavam em seus templos e também era observado em todos os reinos orientais onde as pessoas tiravam seus sapatos ou sandálias, assim como fazemos com nossos chapéus. Mas a ideia do Oriente não é precisamente a mesma do Ocidente. Para nós, ocidentais, a remoção do chapéu é uma expressão de reverência pelo lugar em que entramos, ou melhor, dAquele que é adorado lá. Para eles [orientais], a remoção dos calçados é uma confissão de impureza pessoal e consciência de ser indigno de permanecer na presença da santidade sem mácula” (Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary, Wordsearch 7).

Zacarias 3:1-4 nos dá um quadro da realidade em relação ao nosso problema com o pecado e como a graça de Deus, oferecida a nós através de Jesus Cristo, pode retirá-lo. Essa visão foi dada a Zacarias para mostrar o poder que o Filho de Deus tem sobre Satanás, nosso acusador. As vestes imundas simbolizam “a contaminação do pecado”, enquanto a remoção delas “significa a remissão do pecado e restauração do favor de Deus. A nova veste representa a justiça imputada de Cristo.” O “turbante limpo” (v. 4) colocado sobre Josué “significou que suas transgressões haviam sido perdoadas e que ele estava qualificado para executar seu ofício santo” (The SDA Bible Commentary, v. 4, p. 1092 e 1093).


Mãos à Bíblia
5. Leia Zacarias 3 com oração e atenção; considere as etapas do processo. Embora pecadores, é dessa forma que o povo de Deus é salvo. O que você pode aprender sobre o plano de salvação através dessa visão?

6. O que “o Anjo do Senhor” disse a Josué no verso 7, após a troca de roupas, e por que essa ordem é tão importante? Zc 3:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário