Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Além do abismo

Você já ouviu o ditado de que a vida é como uma caixa de chocolate? Uma caixa de chocolate tem vários tipos de bombons. Alguns são cobertos com um chocolate doce, mais fino, enquanto outros têm um chocolate mais escuro e amargo. Assim é a vida. Ela é cheia de grande variedade de experiências. Alguns acontecimentos são doces e felizes, enquanto outros são mais escuros e deixam um gosto amargo em nossa boca.

A vida de José é um bom exemplo disto. O início de sua vida foi adoçado pela afeição de seu pai. Mas o comportamento invejoso de seus irmãos deixou sua vida escura e amarga. A experiência de passar de garotinho do papai para a lista dos mais bem-vestidos e depois ser vendido como escravo numa terra estranha poderia facilmente ter-lhe esmagado seus sentimentos para sempre.

Depois de ir para o Egito, sua vida fica doce novamente quando um grande homem reconhece seus talentos. Contudo, volta a ficar amarga quando ele é falsamente aprisionado por causa de uma mentira contada pela esposa de Potifar. E ainda uma terceira vez esse ciclo se repete: sua vida fica doce quando ele é liberto da prisão para administrar o estoque de alimentos do país durante uma prolongada fome. Ironicamente, essa fome força seus irmãos a procurar comida no Egito e os coloca em contato direto com José. Imagine as amargas lembranças que lhe devem ter enchido a mente, ameaçando o desfecho feliz dessa reunião. Porém, mais uma vez, ele esteve à altura da situação.

De cada queda no abismo, José sai uma pessoa ainda melhor. Entretanto, é lógico acharmos que ele tenha lutado para não ser consumido por sua dor, ira, vergonha e terror. Mas a cada vez acabou escolhendo compreender que, com a ajuda de Deus, poderia ser produtivo onde estava.

O segredo contra a depressão geralmente se encontra em ir a Cristo. Quando nossas mãos vazias agarram Suas mãos feridas, nossa depressão é lavada pelo sangue de Sua graça. A depressão é real. Mas o amargor pode se tornar doce quando permitimos que Seu amor nos envolva.

                                                                   
Mãos à obra
 
1. Apresente-se como voluntário para trabalhar com pessoas que têm mais probabilidade de sofrer de depressão. Asilos frequentemente procuram voluntários para ler para os residentes, jogar jogos de tabuleiro com eles, ou trazer bichinhos de estimação limpos e bem-comportados para visitá-los. Os abrigos para moradores de rua também aceitam voluntários. Ser um voluntário vai levantar seu ânimo também!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário