Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lição: O segredo de estar contente

A Cpb ainda não disponibilizou no site a lição da Escola Sabatina dos adultos e jovens desta semana, por causa disto nós estamos postando apenas os comentários.

Este comentário é para o estudo de quinta e sexta-feira.

(2Co 11:23-28; Fl 4:11-13)

            Observe com muita atenção estas belas declarações de Paulo. Imagine que ele esteja neste momento fazendo-lhe uma visita pastoral dizendo-lhe estas palavras:

2º Coríntios 11:23-28:

(23) são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes;
(24) dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
(25) Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
(26) em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
(27) em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
(28) Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.

Filipenses 4:11-13

(11) Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.
(12) Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.
(13) Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Estes versos dispensam qualquer comentário. Este, sem dúvida alguma, não é um desabafo comum. Estes textos revelam o que existe de mais precioso na vida cristã:  fé e amor a Deus.  Quando vivermos genuinamente pela fé; quando aprendermos a amar o que Deus ama e a odiar o que Deus odeia; quando nossa vida for pautada pelas glórias da eternidade, com certeza, coisas extraordinárias acontecerão em nós e na vida dos que estão a nossa volta. Pedro, em face da morte, disse: “Não sou digno de morrer como meu Senhor”. Estevão, já enfraquecido por tantas pedras que lhe eram atiradas exclamou: “Senhor, não lhes impute este pecado”. Paulo, diante da sorte lançada, de uma guilhotina que lhe separaria a cabeça do corpo foi ainda capaz de dizer: “Combati um bom combate, encerrei a carreira, guardei a fé”. Não há nada no mundo natural ou científico que possa explicar estes brados de bravura espiritual. Somente os olhos e mente permeados de fé serão capazes de entender com profundidade o verdadeiro segredo de estar contente, mesmo em face da morte.

Leitura Adicional

            “Para sermos felizes, precisamos procurar alcançar um caráter como o que Cristo manifestou. Uma marcante peculiaridade de Cristo foi Sua abnegação e benevolência. Ele veio não para buscar o que Lhe era próprio. Andou fazendo o bem, e isto era Sua comida e bebida. Nós podemos, seguindo o exemplo do Salvador, estar em santa comunhão com Ele; e ao buscar diariamente imitar o Seu caráter e seguir o Seu exemplo seremos uma bênção para o mundo e garantiremos nosso contentamento aqui e uma eterna recompensa no futuro” (Testimonies, vol. 4, pág. 227).

            “Descansando no amor de Cristo, confiando em que o Redentor e Doador da vida realize em vós a salvação de vossa vida, sabereis, à medida que mais e mais vos aproximardes dEle, o que significa suportar a vista dAquele que é invisível. Deus deseja que descansemos satisfeitos em Seu amor. A satisfação que Cristo concede é um dom de valor infinitamente maior do que ouro e prata e pedras preciosas” (Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 186).

            “A verdadeira religião leva o homem à harmonia com as leis de Deus - físicas, mentais e morais. Ensina o domínio de si mesmo, a serenidade, a temperança. A religião enobrece o espírito, apura o gosto e santifica o juízo. Faz a alma participante da pureza celestial. A fé no amor de Deus e em Sua providência que todas as coisas dirige, alivia o fardo da ansiedade e cuidados. Enche o coração de alegria e contentamento, seja na mais elevada condição ou na mais humilde. A religião tende, diretamente, a promover a saúde, a prolongar a vida, e a aumentar a alegria que experimentamos em todas as suas bênçãos. Abre à alma uma fonte de felicidade que nunca cessa. Oxalá todos os que não escolheram a Cristo pudessem compenetrar-se de que Ele tem algo imensamente melhor para lhes oferecer do que aquilo que se acham eles a procurar para si. ...
Há uma íntima relação entre a mente e o corpo, e, a fim de atingir-se uma elevada norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam o nosso ser físico. Para se conseguir um caráter forte e bem equilibrado, tanto as faculdades mentais como as físicas devem ser exercitadas e desenvolvidas. Que estudo pode ser mais importante ... do que aquele que trata deste maravilhoso organismo que Deus nos confiou, e das leis pelas quais ele pode ser preservado em saúde?” (Patriarcas e Profetas, p. 600 e 601).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário