Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lição 10 - Cativante e muito mais

Jugo Igual ou Desigual ?

Verso para memorizar: E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. Gênesis 24: 19

Textos para memorizar: História Bíblica: Gênesis 24, Comentário: Patriarcas e Profetas, cap 15

Recentemente o milionário americano Hugh Hefner, 84 anos casou-se com uma jovem de 24 anos. Bom esse casamento de tão absurdo dispensa comentários... Mas num mundo que não tem o temor de Deus muitos casamentos ocorrem onde não se entra em questão o jugo desigual e as conseqüências são trágicas em todos os sentidos.

Através da Palavra de Deus, recebemos muitas orientações para que não nos unamos a uma outra pessoa sem avaliar se há jugo desigual, pois se não atentarmos para o alerta de Deus, os resultados desta desobediência logo aparecerão. Quão triste é viver nesta condição durante toda vida.

Mas afinal, você sabe de onde vem o termo “jugo desigual”?
O jugo é aquela madeira pesada que se coloca em cima do pescoço da junta de bois para que andem no mesmo compasso puxando o carro de boi ou arado. Quando é selecionado o par de bois que vão trabalhar durante uma vida juntos é avaliado todas as semelhanças entre eles: peso, altura, tamanho, idade, raça, saúde etc. Pois quando for colocado o jugo em cima do pescoço deles a distribuição do peso será divida entre eles de tal forma que ambos tenham as mesmas condições para enfrentar o duro trabalho e vencer igualmente todos os desafios. Para o dono dos animais ficará mais fácil treiná-los a desenvolver o hábito de trabalhar em dupla, se a escolha for correta mas se for errada logo um deles não suportará e partirá para briga, sofrimento e até morte.

Abraão já era idoso e Isaque ainda era solteiro, quando o Patriarca decidiu segundo a cultura de sua época encontrar uma esposa para seu filho para que o cumprimento da promessa à sua posteridade se realizasse. Então chamou seu servo Eliézer para fazer um pacto com ele. Pois queria que ele buscasse para seu filho uma noiva fiel a Deus em sua terra natal. Afinal onde eles viviam as jovens cananéias não eram tementes a Deus. O resultado da fidelidade de Abraão, da aceitação de Isaque e da “sabedoria cristã” de Eliézer em orar pedindo a direção Divina foi determinante para que essa história de amor tivesse um resultado muito positivo.

Abraão tinha em mente a questão do “jugo igual” em dois aspectos básicos: raça e fé, mas Deus foi além. Ele escolheu a mulher mais linda da época quem sabe depois de Eva, Rebeca tenha sido a mais bela. Ela não era somente linda, mas uma jovem fiel a Deus, gentil e muito disposta ao trabalho. Isaque foi recompensado pela sua submissão à orientação de seu Pai e de Deus.

Pense: Quais são os principais e mais importantes aspectos que um (a) jovem tem que ter para você pedir em namoro?
Destas características que mencionou acima, o que tem feito para tê-las também? Ore e estabeleça alvos para ser e ter o que busca em outra pessoa também.
Desafio: Relate abaixo um tipo de jugo desigual e quais consequencias poderão surgir desta decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário