Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

“Dando uma ajudinha a Deus?”

Verso para memorizar: E far-te-ei uma grande naçao, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção.

Texto para a semana: Bíblia: Genesis 12-15; 17:1-16;18. Livro: Patriarcas e Profetas, cap. 11,12.

A história de Abraão nos ensina outra lição muito importante. Nós temos uma dificuldade muito grande em esperar Deus cumprir suas promessas. E na nossa inocência, achamos que com nossos esforço ou méritos podemos dar uma ajudinha a Deus, e fazer as coisas do nosso jeito.

Vemos isso bem claro no caso do nascimento de Ismael. Nos nosso dias, fazer o que Abraão fez, ter um filho com a escrava seria algo totalmente errado. Porém naquela época era algo muito normal. Quando uma mulher não conseguia engravidar, o que era muito constrangedor a uma mulher, ela dava sua serva para seu marido, e ao ela engravidar e conceber, a senhora da escrava tomava o filho para si e o criava como se fosse seu filho.

Foi essa a idéias de Sara para Abraão, e este achou uma boa idéia, pois Deus havia prometido a ele que teria um descendente gerado por ele, e então Abraão achou que assim estaria ajudando Deus a cumprir sua Promessa. É claro que Deus não aprovou, e cumpriu sua promessa como havia prometido, mas do seu jeito, fazendo Sara engravidar de Isaque.
As conseqüências deste erro de Abraão se estendem até os dias de hoje nas brigas entre palestinos e israelitas. E nós estamos sujeitos a cometer os mesmos erros, tentando fazer as coisas do nosso jeito, ao invés de esperar Deus agir e cumpri seus desígnios em nos e através de Nós e não o inverso.

Pense: Será que tenho permitido Deus agir através de mim ou tenho tentado fazer Deus se encaixar nos meus planos?
Desafio: Escreva em uma papel tudo aquilo que você julga ser uma atitude errada de sua parte em querer fazer as coisas de seu Jeito, e se proponha a confiar mais em Deus, em suas promessas e permitir que ele as cumpras conforme o Seu querer, no tempo certo e na hora certa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário