Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lição - Noemi

A Cpb ainda não disponibilizou no site a lição da Escola Sabatina dos adultos e jovens desta semana, por causa disto nós estamos postando apenas os comentários.


(Rt 1:16-18; 4:13-17)

 Realmente é muito difícil deixar a própria casa para morar em algum lugar distante. Certa feita, um jovem que pretendia fazer teologia, me contou de suas dificuldades para sair com a esposa em direção ao seminário. Não havia nenhum problema quanto a isto, com exceção dos obstáculos que surgiram como a distância (2000 km), a segurança (estava deixando para trás o bom emprego e estabilidade), e o conforto (deixava também o conforto de sua casa). Abandonar tudo isto para morar em uma terra distante, principalmente quando a segurança e o conforto eram abandonados: só pela fé mesmo. Não é atoa que muitos o chamaram de louco.
Noemi deixou o próprio país em busca de segurança alimentar. O grande problema foi conviver em meio a um povo idólatra como os moabitas. Com certeza, este feito deve ter trazido grande sofrimento para Noemi e seus filhos. Para piorar, ainda vem o falecimento do esposo deixando esta mulher guerreira sozinha com os filhos. No entanto, mais tarde, os próprios filhos morreram deixando agora Noemi sozinha e solitária. É claro que Deus não a deixou. Sua perseverança em permanecer firme ao lado do Senhor é um exemplo digno de ser imitado. Deus a compensou pela bravura e fidelidade. Não é sem sentido que Rute fosse, em particular, uma grande companhia e força para Noemi.
Esta impressionante história também mostra claramente como Deus é capaz de nos entender e de agir em nosso favor. Um amigo ou uma boa companhia é de grade valor para nossa própria sobrevivência emocional. Rute foi um instrumento nas mãos de Deus para ser ajudada e para ajudar Noemi. Quão confortante é ver o quanto Deus foi cuidadoso e amoroso  a ponto de se importou com Noemi. Sobre esta mesma perspectiva, Ele se importará com cada um de nós também.

Leitura Adicional

            “O ouro é refinado no fogo, para que seja purificado da escória; mas a fé que é purificada pela provação, é mais preciosa do que o ouro refinado. Consideremos pois as provas de maneira razoável. Não as atravessemos murmurando e descontentes. Não cometamos erros em nos libertarmos delas. Em tempos de prova precisamos apegar-nos a Deus e a Suas promessas.
Alguns me têm perguntado: "A senhora fica desanimada por vezes, quando sob provação?" "Não tenho falado a outros acerca de seus sentimentos?" "Não; há um tempo para o silêncio, um tempo de guardar a língua como que com um freio, e eu estava decidida a não proferir palavra de dúvida ou de trevas, a não levar sombra alguma àqueles com quem me achava associada. Disse a mim mesma: Suportarei o fogo do Refinador; não serei consumida. Quando eu falar, falarei de luz; falarei de fé e de esperança em Deus; falarei de justiça, de bondade, do amor de Cristo meu Salvador; fá-lo-ei para dirigir a mente de outros para o Céu e as coisas celestiais, à obra de Cristo no Céu por nós, e à nossa obra por Ele na Terra" (Review and Herald, 11 de fevereiro de 1890).
A fornalha da refinação é para remover a escória. Quando o Refinador vir em vós perfeitamente refletida Sua imagem, Ele vos tirará da fornalha. Não será permitido que vos consumais, ou que suporteis a ardente prova nem um pouco mais do que seja necessário para vossa purificação. Mas é necessário, a fim de refletirdes a imagem divina que, vos submetais ao processo que o Refinador escolha para vós, para que sejais purificados, limpos, e seja removida toda mancha ou defeito - nem mesmo uma ruga deixada em vosso caráter cristão. Que o Senhor vos ajude... a preferir que se cumpra em vós a vontade e a obra de Deus. Então... sereis uma luz em vosso lar, um raio de sol. ... Olhai para o alto! Jesus vive. Jesus ama. Jesus Se compadece, e vos receberá com todos os vossos fardos de cuidados e aflições, se a Ele fordes e sobre Ele depositardes esses fardos. Prometeu que nunca deixará nem desamparará aqueles que nEle confiam” (Carta 2, 1870).

Nenhum comentário:

Postar um comentário