Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Paredes e portas de saída

A alegria do perdão (Sl 31:10; 32:1-5). Desde o início deste mundo, o pecado tem trazido dor, tristeza, fraqueza, culpa e depressão. Esta verdade é claramente manifesta no Salmo 31:10 e 32:1-5. Davi provavelmente escreveu o Salmo 31 como resultado de sua experiência no Deserto de Maom (1Sm 23:19-26). Ele escreveu o Salmo 32 após seu caso com Bate-Seba e ter matado o marido dela em batalha: “Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer” (verso 3).
A cura veio quando ele reconheceu sua dependência de Deus e confessou seu pecado. Quando Deus o livrou e perdoou, ele experimentou a alegria de um relacionamento restaurado com seu Redentor.


Você já se viu numa situação angustiosa da qual aparentemente não havia nenhuma saída? Você já pecou contra Deus e contra o próximo? No Salmo 31:2-5, Davi reconhece que Deus é seu refúgio na situação angustiosa. Primeira João 1:9 nos assegura que, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo não só para nos perdoar, mas para nos purificar de toda injustiça.

Vivendo com esperança (Sl 39:1-7; 42:11). A vida na Terra é muito curta em comparação com a eternidade. No Salmo 39:1-7, o salmista usou metáforas para mostrar que a vida é passageira. Ele orou: “Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de Ti. De fato, o homem não passa de um sopro.” Nosso tempo de vida comparado com nosso Deus eterno não é nada. Como o salmista, peçamos a Deus que nos mostre o número de nossos dias, para sabermos quão frágeis somos e para compreendermos que nossos breves anos na Terra são em vão quando os passamos adquirindo riquezas terrenas, em vez das riquezas celestiais. Porque nossa vida é breve, demorar-se nas provas, tristezas e dor é uma perda de tempo. O salmista pergunta: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sl 42:11). Portanto, viva com esperança. Nossa vida curta se torna significativa quando a passamos com Deus. Ore com o salmista: “Minha esperança está em Ti” (Sl 39:7).

A miséria se transforma em esperança (Mq 7:1-7). Em Miquéias 7:1-7, o profeta fala sobre as condições miseráveis em que ele estava. Quando procurou se manter, não encontrou nada para comer ou para satisfazer a fome. Quando se voltou para seu povo, eles se demonstraram infiéis. Faziam armadilhas para assassinar até seus próprios irmãos. Quando se voltou para o governo, viu a corrupção e as injustiças dos oficiais e juízes. Provavelmente ele encontraria esperança em seus amigos e familiares. Contudo, até ali deixou de encontrá-la. “Pois o filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os seus próprios familiares. Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.” (Mq 7:5, 6).

Para onde Miquéias poderia se voltar? Ele concluiu que somente Deus lhe poderia dar esperança (verso 7).

Vivendo com o Deus da esperança (Ap 21:1-4). Louvado seja Deus, pois logo chegará o tempo em que Jesus estabelecerá Seu reino. João viu a Cidade Santa descendo do Céu da parte de Deus. Deus morará com Seu povo e será o seu Deus. Se percebemos Sua direção, proteção, bênção, conforto, amor, encorajamento e compaixão enquanto vivemos na Terra, quanto mais alegria experimentaremos quando Deus finalmente morar conosco. Ele enxugará toda lágrima de nossos olhos. Banirá a morte, a tristeza e a dor para sempre.

“Não importa o que você está passando, isso não é a última palavra. Deus já escreveu o último capítulo, e Ele trata da verdadeira realização e a eterna alegria daqueles que O amam. Não sabemos tanto quanto gostaríamos, mas é suficiente sabermos que a eternidade com Deus será mais maravilhosa do que jamais poderíamos imaginar”.*

*Life Application Study Bible, NIV (Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991), p. 2331.

                                                              Pense nisto!
1. Há algo em sua vida para que você precisa de perdão? O que está impedindo você de experimentar a alegria que vem do perdão?
2. Há alguma situação em sua vida que parece sem esperança? Entregue-a a Deus, para que Ele possa resolvê-la.
3. Qual é seu maior desejo em relação ao viver com Deus por toda a eternidade? Como isso dá forças para você viver na Terra agora?
4. Tire alguns minutos para pensar numa provação pela qual você está passando agora. Depois pare para pensar que ela não é “a última palavra”, e que “Deus já escreveu o último capítulo”. Como esses dois fatos fazem você se sentir?


                                                              Mãos à bíblia
“Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor! Vem em meu auxílio! (Is 38:14). Essa descrição bíblica revela a forte dor manifestada pelo pranto de Ezequias. Ele estava sofrendo de uma enfermidade que prenunciava a morte e experimentou um período de depressão.

2. Que sintomas de depressão são encontrados nos textos a seguir? Sl 31:10; 77:4; 102:4, 5; 1Rs 19:4

A depressão traz diversas manifestações dolorosas: (a) tristeza profunda, (b) falta de motivação, (c) mudança de apetite, (d) distúrbios do sono, (e) sentimentos de baixa autoestima, (f) raciocínio e memória fracos e (g) pensamentos de morte e suicídio. O fardo da depressão é enorme e deve ser aliviado por meio de intervenção médica e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário