Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saindo do poço

Há ocasiões em que nossas emoções caem até ao ponto da depressão. Os problemas da vida podem nos deixar cansados e derrotados. Ninguém deve sentir vergonha de buscar ajuda para isso, porque há boas notícias. Há uma saída. Há um jeito de subir – veja as dicas a seguir:

Leia. Deus promete nos ajudar em nossos tempos de dificuldade. A Bíblia está cheia de promessas que tranquilizam o coração aflito. Deus não disse que devemos lançar nossos fardos sobre Ele (veja 1 Pedro 5:7)? Tente ler Suas palavras. Sinta Sua presença lhe dizendo que você pode clamar a Ele porque Ele está lá, esperando e desejando aliviar sua dor e dar a você a bendita segurança que apaga a depressão.

Creia. Quando você ler as palavras de Deus, creia nelas. Deixe que Ele faça o que prometeu. Pare de duvidar e comece a confiar. Ele cumpre o que diz.

Partilhe. É bom ter amigos e permitir que a luz do Sol da esperança seja “canalizada” deles para você e vice-versa. Estar com seus amigos lhe proporciona boa conversa, prazer e inspiração. Não se afunde na autocompaixão. Mantenha-se ocupado e nutra pensamentos felizes.

Nossa vida é cheia de desafios, o que torna fácil sucumbirmos à solidão quando não obtemos o que esperamos de nossos esforços. Mas, quando todas as boas coisas são feitas e sabemos que agimos de acordo com a vontade de Deus, podemos deixar que Deus seja Deus. Através dEle, não apenas sobreviveremos, mas floresceremos.

Sirva. Ajudar em sua comunidade como voluntário tira sua mente de seus problemas e geralmente aumenta seu senso de bem-estar. Aprenda como ensinar alguém a ler. Seja voluntário(a) no preparo de um sopão para os pobres. Faça cachecóis e luvas de tricô ou crochê para pessoas que moram em abrigos. Dê aulas para crianças que precisam de ajuda extra em Português ou Matemática. A lista de maneiras de servir alguém é praticamente interminável.

                                                                     
Mãos à Bíblia
 
6. Qual foi a saída do profeta para os problemas sociais e interpessoais à sua volta? Mq 7:1-7

O rompimento de relacionamentos interpessoais provoca estresse e está associado à depressão. A esperança é o ingrediente indicado por Miqueias (v. 7) para sobreviver em meio a uma crise assim. A esperança apresentada na Bíblia vai muito além de uma expectativa positiva. Ela abrange uma perfeita solução e salvação final a partir da redenção em Jesus Cristo.

7. Que esperança nos é oferecida nas promessas da Bíblia? Is 65:17; 2Pe 3:13; Ap 21:2-4. Por que, em certo sentido, essa é a única esperança para alguns de nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário