Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

lição - Lições de Abraão...

Verso para memorizar: E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. Gênesis 24: 19

Textos para memorizar: História Bíblica: Gênesis 24, Comentário: Patriarcas e Profetas, cap 15

Parece muito estranho para nossa cultura pós-moderna um Pai, escolher a esposa para um filho se casar e viver por toda vida. Mas o que podemos aprender nesse contexto tão diferente do nosso, tem um valor e lições importantes para nossa felicidade hoje.

Abraão fez um pacto com Deus e seu servo Eliézer na hora de escolher a mulher para Isaque depois de viver muitas experiências negativas e aprender com sofrimento que poderia ser evitado que não se deve abandonar a direção de Deus em nenhum momento.

Por Dentro da História:

1. Abraão tinha notado o resultado dos casamentos mistos entre aqueles que temiam a Deus e os que O não temiam, desde os dias de Caim até o seu tempo.

2. Abraão sofria as conseqüências de sua união não autorizada por Deus com Hagar. A influência do pai sobre seu filho Ismael era contrariada e destruída pela pressão dos parentes idólatras da mãe Hagar.

3. Abraão sofreu muito em ver seu filho Ismael apostado e casado com mulheres pagãs influenciado pela sua mãe Hagar.

4. Abraão tinha Ló como se fosse um filho e sofreu muito quando Ló escolheu casar-se com uma mulher egoísta, irreligiosa e vaidosa. Ela influenciou de forma muito negativa a vida de Ló a ponto de separá-lo de Abraão e de quase ser destruído na cidade de Sodoma.

Abraão adquiriu tanta sabedoria e confiança em Deus a ponto de afirmar que a viagem do servo seria coroada com êxito, mas que se ele não encontrasse a jovem prometida estaria dispensado de sua missão.

“Se não pudesse encontrar uma jovem que quisesse deixar seus parentes, o mensageiro estaria desobrigado de seu juramento. O patriarca animou-o em seu difícil e delicado empreendimento, com a segurança de que Deus coroaria de êxito a sua missão. "O Senhor, Deus dos Céus", disse ele, "que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, ... enviará o Seu anjo adiante da tua face." Gên. 24:7. “

Pense: Compensa ouvir os conselhos e orientações de pastores, anciãos ou pessoas experientes e cristãs, quando temos que tomar decisões tão importantes como o namoro ou casamento?
Desafio: Quem encurtou o caminho para a felicidade de acordo com a vontade de Deus: Abraão, Ló ou Isaque? Explique sua resposta abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário