Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Comentário: Os pensamentos de nosso coração

(1Rs 8:39; Sl 19:14; 1Cr 28:9; 1Sm 16:7)

            O coração é apresentado como fonte de todas as intenções e pensamentos. Deus conhece cada partícula do que se passa em nossa mente. Não podemos esconder absolutamente nada dEle. Alguém poderia questionar a Deus pela falta de privacidade devido Ele poder conhecer o mais profundo dos pensamentos. No entanto, para o ímpio esta pode ser uma preocupação e tanto, mas para o filho de Deus, o fato de Ele vigiar nossos pensamentos nos favorece largamente, pois assim Deus pode nos defender de forma justa diante das acusações das pessoas e de Satanás. O problema é que, tanto as pessoas quanto o diabo não podem ler nossos pensamentos, e assim, só por observar o nosso exterior, rotineiramente fazem acusações injustas contra nós. Conhecendo Deus nossas intimidades no pensar, Ele, por ver nossas lutas e sinceridade, pode nos entender e agir em nosso favor. Ellen White afirma que “o Senhor Deus é exato ei infalível em Seu entendimento. Ele compreende a operação da mente humana, os ativos princípios dos agentes humanos que formou, justamente como são influenciados pelos objetos que se apresentam e de que modo agem sob qualquer tentação que lhes sobrevenha, em qualquer circunstância em que sejam colocados” (Mente, Caráter e Personalidade, v.2, p. 781). Além do mais, Deus, por conhecer nossos pensamentos “quando nos achamos em perplexidade, ainda antes de Lhe expormos nossa aflição, já está tomando providências para nosso livramento. Nossa dor não Lhe é despercebida. Ele sempre sabe muito melhor que nós exatamente o que é necessário para o bem de Seus filhos, e nos guia como escolheríamos ser guiados, caso pudéssemos discernir o próprio coração e ver nossas necessidades e perigos como Deus os vê. Mas seres finitos raramente conhecem a si próprios. Não compreendem a própria fraqueza. ...Deus os conhece melhor que eles mesmos, e compreende a maneira de os conduzir” (Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 314).
            Como já foi dito, Satanás não pode ler nossos pensamentos, pois tanto ele quanto seus anjos só podem observar, ouvir e imaginar o que se passa no interior. “Satanás não pode ler nossos pensamentos, mas pode ver nossas ações, ouvir nossas palavras; e, mediante seu longo conhecimento da família humana, pode formar suas tentações para tirar proveito de nossos pontos fracos de caráter” (Review and Herald, 19 de maio de 1891). Por esta razão que seria melhor que aprendêssemos a orar mais através do pensamento do que pelos lábios.
            Também precisamos ter em mente que, não há como esconder nada de Deus. Os homens podem jamais ver os mais íntimos pensamentos que se passam em nossa mente, mas Deus os pode ler um a um. Os homens não podem ver os pecados que possivelmente contemplamos com os olhos, mas Deus os pode saber minuciosamente. Não podemos ocultar nada do Senhor. É claro que esta advertência serve apenas para o ímpio e rebelde, pois os sinceros lutarão valorosamente contra toda e qualquer tentação; lutarão destemidamente dia após dia para dominar os pensamentos e os olhos tornando-os cativos ao Senhor da glória. Serão capazes de dizerem para Deus o que o salmista disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24).

Leitura Adicional

            “Deus conhece seus motivos, reais intenções e propósitos. Dirijam-se a Ele com o espírito todo maculado como está. Como o salmista, abram os recantos do coração ao olhar onisciente de Deus, exclamando: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24). Submetendo-Lhe o coração para ser refinado e purificado, e vocês se tornarão participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Estão, vocês estarão ‘sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês’ (1Pe 3:15). A paz de Cristo será sua, e seus nomes permanecerão registrados no livro da vida; seu título à herança celestial trará o selo real, o qual ninguém sobre a Terra ousará questionar. Ninguém poderá barrar sua entrada pelos portais da cidade de Deus, e terão livre acesso à presença real e ao templo de Deus” (Testemunhos Para a Igreja, v.5, p.333).
           
            “A oração não é compreendida como deveria ser. Nossa oração não deve ter o objetivo de informar a Deus sobre qualquer coisa que Ele não saiba. O Senhor conhece os segredos de cada coração. Nossas súplicas não necessitam ser longas e em voz alta. Deus lê os pensamentos ocultos. Podemos orar em segredo, e aquele que vê secretamente ouvirá, recompensando-nos publicamente” (Mensagens aos Jovens, p. 247).

            “Então, crianças, peçam a Deus que faça por vocês o que vocês mesmas não podem fazer. Contem tudo a Jesus. Abram perante Ele os segredos de seu coração; pois os Seus olhos perscrutam o mais íntimo recesso da mente e lêem seus pensamentos, como num livro aberto. Quando pedirem o que for necessário para seu bem creiam que o receberão, e o terão” (O Lar Adventista, p. 299).
Fonte: http://gilbertotheiss.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário