Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Estudo adicional

  Mais precioso que o fino ouro de Ofir é o poder do pensamento correto. Precisamos dar elevado valor ao controle adequado dos pensamentos. ... Todo pensamento impuro contamina a mente, prejudica o senso moral e tende a apagar as impressões do Espírito Santo. Escurece a visão espiritual, de forma que os homens não consigam contemplar a Deus. O Senhor pode perdoar o pecador arrependido, e o faz; mas, embora seja perdoada, a mente é maculada. Toda impureza das palavras e do pensamento devem ser evitados por aquele que deseja ter discernimento claro da verdade espiritual. ... Devemos usar todos os meios que Deus colocou ao nosso alcance para desenvolver o domínio próprio e cultivar bons pensamentos. Devemos manter nossa mente em harmonia com a mente de Cristo. Sua verdade nos santificará, corpo, mente e espírito, e devemos ser habilitados a nos erguer sobre a tentação” (Ellen G. White, Signs of the Times, 23 de agosto de 1905).

Perguntas para reflexão
1. Examine cuidadosamente com a classe a lista que você fez na terça-feira e compare a sua com a dos outros. O que você pode aprender das escolhas uns dos outros?
2. Que significa a sentença: “Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”? (
2Co 10:5). Como podemos fazer isso?
3. Como internet, programas de TV, leitura recreativa, propagandas, etc. atuam em sua mente? Que proporção de seu pensamento e ações pode ser afetada por essas fontes? Por que estaremos enganando a nós mesmos se acreditarmos que aquilo que lemos ou assistimos não afeta nossos pensamentos?
4. Que conselho você daria a alguém que tivesse problemas com o comportamento impulsivo? Que promessas da Bíblia você lhe apresentaria? Por que também é importante conservar diante dessa pessoa todas as promessas de perdão e aceitação por meio de Jesus? Como você evitaria que essa pessoa entrasse em desespero completo, crendo que, por não alcançar a vitória que deseja, de alguma forma, seu relacionamento com Deus é deficiente? Como você pode ajudar essa pessoa a aprender que nunca deve desistir das promessas de perdão, não importando quão indigna ela se sinta?


Respostas sugestivas:
Pergunta 1: É nos pensamentos que se originam os pecados.
Pergunta 2: Ocupar-se das coisas do Espírito.
Pergunta 3: Resposta pessoal.
Pergunta 4: Os judeus incrédulos incitaram a multidão contra Paulo e Barnabé. Outros difundiram ensinos antibíblicos entre os fiéis.
Pergunta 5: Os pensamentos devem ser submetidos a Deus.
Pergunta 6: Deus os conhece.
Pergunta 7: Pensar nas coisas do alto, promover ativamente a paz, alimentar-nos da Palavra de Cristo, viver em amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário