Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A paz de Cristo em nosso coração

7. Que coisas específicas somos chamados a fazer a fim de viver em Cristo como nos é prometido? Cl 3:1-17

Esta passagem nos leva à raiz dos comportamentos morais e imorais, o coração e a mente. Também aponta ao único que pode nos transmitir bondade mediante o governo de nossos pensamentos, Jesus Cristo: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração” (Cl 3:15, NVI). Note expressões como “revistam-se do amor”, “façam morrer”, “mantenham o pensamento”, “abandonem todas estas coisas”. Elas indicam que a fuga do pecado e a busca da virtude é questão de escolha e preparação, não de improvisação. O pecado só pode ser vencido quando mantemos a mente nas coisas de acima. Cristo é a fonte da virtude e bondade. Quando Lhe permitimos, Cristo é o único que pode trazer verdadeira paz à nossa mente.

Portanto, a mente, sendo o centro da existência, precisa ser colocada sob os cuidados de Jesus. Isso é fundamental para o desenvolvimento do caráter, e não pode ser deixado à mercê das circunstâncias. Tanto as tendências pecaminosas quanto os ambientes corruptos investem contra a pureza de pensamento. Mas o Senhor não nos abandona. Ele estende ajuda e proteção a todos os que as desejarem. “Nossos pensamentos, se firmados em Deus, serão guiados pelo amor e poder divinos”. Desse modo, devemos “viver as palavras que procedem dos lábios de Cristo” (Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 669).

Em meio à batalha espiritual, alguém pode ser tentado e achar muito difícil afastar certos pensamentos negativos. Nesses momentos, pode ser mais fácil distrair-se pela mudança de lugar ou de atividade ou a busca de boa companhia. Essa mudança pode facilitar a oração e a certeza da bênção de Deus.

O pensamento é um processo humano muito misterioso. Realmente, nem sabemos com certeza o que é ou exatamente como funciona. Na maioria dos casos, entretanto, no recesso interno de nossa consciência, só escolhemos sobre que vamos pensar. O pensamento pode ser mudado em um momento. Simplesmente temos que decidir mudá-lo. (Em alguns casos, no entanto, a doença mental pode afetar a capacidade da pessoa de mudar facilmente os pensamentos, e pode ser extremamente benéfico obter tratamento de profissionais [se estiver disponível].) o que você pode dizer de seus pensamentos? Da próxima vez que aparecerem pensamentos errados, o que você vai fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário